sexta-feira, 10 de abril de 2009

Páscoa

Eu não entendo muito bem a páscoa. Não sei ao certo o seu significado bíblico, apenas a ressurreição. As pessoas reúnem-se, comem peixe, bebem vinho e depois se dizem atéias ou agnósticas.
As tradições penetram profundamente nos humanos. Come-se peixe porque Cristo comeu-o na última ceia, bebe-se vinho porque Cristo bebeu-o na última ceia. Creio que é por isso. Então age-se de uma determinada forma, porém esquece-se o porquê se está a agir assim. Veja-se o casamento. As pessoas importam-se com a cerimônia e seu glamour, porém desconsideram o ato da sagrada união. Prometem ser fiéis, traem em poucos meses, prometem estar juntos para sempre, mas no instante do juramento sabem que se as coisas não funcionarem, separar-se-ão. Na páscoa ocorre o mesmo, e vende-se peixe, muito peixe, pois não se deve comer carne na sexta. E domingo os que têm condições ganham chocolates. E a indústria movimenta-se. Porém, se repetimos os atos de Cristo na semana santa, no natal (natal e páscoa com minúsculas), por que nos damos presentes? Deveríamos dar presentes no dia dos reis magos e não uns aos outros, senão alguma espécie de “oferenda” a Cristo.
Estou a chover no molhado, todos sabemos dessas construções industriais e não vamos mudá-las, criticando-as. Porém, aproveitemos o feriado para colocar a cabeça no lugar, descansar um pouco, pois a vida segue depois dele. E nós, diferentemente de Cristo, não ressuscitaremos. Ainda bem, ou melhor, graças a Deus.

2 comentários:

εϊз Anne Cris εϊз disse...

Olha, eu achava q o peixe era pq não podiamos comer carne com sangue... pq tem algum simbolismo com a morte. O vinho seria porque na partilha do pão durante a ceia, Cristo disse algo como "comam meu corpo (o pão) e bebam meu sangue (o vinho)"... eu não sabia o q eles tinha comido na Santa Ceia.... mas... vai que é por isso... que seja. Eu comi peixe mas não tomei vinho...hehehe

Anônimo disse...

cuando?