terça-feira, 7 de abril de 2009

Menina

Na saída da faculdade, dirigi-me ao ônibus, como de praxe, e encontrei um veículo novo, como raramente acontece, equipado com um mecanismo que desce uma plataforma, na qual se coloca a cadeira de rodas, e com um controle fá-la subir. Dentro do ônibus há um espaço onde a cadeira é colocada e presa em um cinto de segurança e a sua frente uma poltrona para um acompanhante.
Obviamente, o intuito desta postagem não é realizar uma descrição do ônibus, nem louvar os ganhos da tecnologia, porém relatar-lhes um sucedido.
Acontece que me sentei perto do lugar destinado aos cadeirantes, e, nesse momento, o motorista pôs a funcionar o mecanismo. Quando a plataforma tornou a subir, vi o rosto daquela menina de, aproximadamente, nove ou dez anos de idade. O seu sorriso permitia observar a alegria que sentia por ser contemplada com o direito de ir e vir, algo que, infelizmente, não é comum em nosso país. A mãe da menina ficou ao seu lado, também muito feliz e comentava com a avó da cadeirante a maravilha que era aquele equipamento.
Custa pouco fazer a alegria de pessoas que quase nada têm, mas a ganância, muitas vezes, impede-o. Fazer com que as pessoas possam usufruir de seus direitos sem precisar da ajuda de outros é dever de todos. Confesso-lhes que me emocionou a felicidade da menina.

Nenhum comentário: