terça-feira, 10 de março de 2009

Atrasado

Penso haver cometido uma gafe. Deixei passar em branco o dia internacional da mulher. Explico-me, contudo, que tal gafe é muito pequena devido a concepção que tenho da mulher.
Está escrito, em outra postagem, que não devemos fazer uma diferenciação por gêneros. Homens e mulheres são diferentes, pois os seres são diferentes entre si. Entendo, todavia, que o dia 8 de março é uma data de afirmação, pois ainda não temos a cabeça o suficientemente aberta para entender que, se aparecem mais homens ilustres na história, isso ocorre pelo caráter opressor cuja mulher foi tratada historicamente. Portanto, ainda necessitamos de uma data e de políticas afirmativas para podermos reparar a humilhação com a qual as mulheres foram tradas ao longo do tempo.
Se penso assim, não devo fazer um panegírico a vocês, mulheres, porém devo deizer, pois assim penso, que se homem veio do primata, a mulher veio do homem, sendo uma etapa mais a frente na evolução da espécie (isto é uma simples generalização arbitrária, ressaltando que creio difícil uma classificação por gêneros). Pois, a mulher tem a sensibilidade, tem a noção estética, tem o equilíbrio, tem a sagacidade de entender as situações humanas, tem uma beleza admirável que enche os olhos, e o mais importante: tem o direito a não ser explorada, a não ser julgada por homens e mulheres por fazer o que quer, tem o direito a ser respeitada e tratada de igual para igual. Esperemos que, em breve, o 8 de março seja uma data a mais no calendário e que as mulheres possam ser respeitadas diariamente. Obrigado, Mulheres.
PS: Não posso deixar de agradecer às mulheres de minha vida tudo que sempre fizeram por mim. Namorada, irmãs, amigas e, principalmente, Mãe!

Um comentário:

Argus disse...

Rodrigo, muito bom, penso exatamente isso que escrevestes, por isso este ano adotei o seguinte comportamento: não felicitei nenhuma das mulheres de minha vida, colegas, amigas, etc pelo dia internacional da mulher, pois acho que todos os dias são dia da mulher, do homem enfim dos lutadores que enfrentam a batalha do dia a dia