sábado, 21 de março de 2009

Verdade

Somente podemos transmitir mensagens, pensamentos, conhecimento e experimentar sensações através da linguagem. Qualquer tipo de linguagem. Seja ela a língua, os sinais, os ícones, a música, etc. Então, por qual motivo julgamo-nos donos da verdade e da razão?
Explico-me. Se a linguagem materializa o que pensamos ou sentimos, ou faz com que percebamos e experimentemos a vida, nenhuma experiência é imediata. Elas são mediadas pela linguagem, portanto, sentimos, por assim dizer, em segunda instância. Além do mais, as linguagens são construídas, logo o que sentimos é construído. Parece óbvio. Mas o difícil é pormos isso em prática.
A percepção do outro quase nunca é levada em conta quando discutimos algo com paixão, porém ele tem outra verdade completamente ou, ao menos, nunca idêntica à nossa. Com o passar do tempo, as idéias e os valores de determinada sociedade alteram-se, portanto alteram-se a realidade e as verdades relativas aos mesmos objetos e fatos. Mas esses objetos e fatos já não são os mesmos, pois eles se alteraram para nós e nós os alteramos.
Ou seja, a única verdade é esta: não existe verdade. Então, essa não é uma verdade, mas se ela não é uma verdade, existe verdade, e assim infinita e paradoxalmente.

Nenhum comentário: