quinta-feira, 19 de março de 2009

Manifestação

Já falamos antes sobre o problema do ensino no Brasil e, especialmente, no ensino universitário. Hoje, em uma situação limite houve algumas resoluções e encaminhamentos a respeito de um fato problemático do nosso ensino. Recapitulemos alguns dados para que o leitor melhor compreenda uma situação bastante específica.
Há dez anos, o curso de Letras da UFSM foi deslocado de seu espaço físico, ao que pertence política e financeiramente, este último, mais como provedor de recursos do que como alvo de investimentos. O nosso curso pertence ao CAL (Centro de Artes e Letras) do qual, em 1999, fomos deslocados por não haver espaço físico suficiente. Fomos, então, para o CE (Centro de Educação), porém, apenas, espacialmente. O prédio recém construído, que abrigaria o curso das áreas de educação, Letras e biologia deveria ter um uso compartilhado das salas. Há muitos anos, vemos uma situação de extrema dificuldade para o curso de Letras, que não consegue ocupar os espaços de que necessita. Há dois anos, ficamos sem salas de aula, fizemos uma manifestação, da qual, infelizmente, não participei, e conseguimos o espaço necessário entre outras vitórias. Este ano, a turma de calouros está há duas semanas sem aulas, e acadêmicos de outros semestres enfrentam enormes problemas por não haver salas.
A Manifestação consistiu em: fechar o prédio, por conseguinte, impedir a entrada de funcionários, docentes e acadêmicos, e somente foram reabertas as portas, após um comprometimento das autoridades competentes.
Conseguimos, graças a nossa luta, uma solução paliativa, para este semestre, porém o reuni está chegando, quando já não em funcionamento. E a pergunta que fazemos é: Para onde vão essas 1050 pessoas, sendo que as condições básicas para o ensino são indispensáveis, e não temos espaço, ou uma distrubuição funcional do espaço, para os que já estão na universidade?Que educação e ensino são estes?
Sigamos formando ignorantes que em pouco tempo a escassez de astutos será tal, que estes não serão suficientes para enganar, roubar, ludibriar e mandar nos ignorantes. Que belos filhos deste solo és, mãe gentil? Obrigado, pátria amada: Brasil!

Nenhum comentário: