segunda-feira, 16 de março de 2009

A angústia

A angústia é um sentimento complexo e difícil de ser exprimido, como a maioria dos sentimentos. De súbito, vem uma sensação que nos deixa tensos, com a impressão de que algo ocorrerá ou está a acontecer. Ali fica ela, a angústia, fanzendo-nos pensar em seu porquê, e, talvez, por essa razão aflija-nos mais, pois é raramente detectável.
Estamos angustiados, mas não sabemos a causa que nos levou a tal situação, quiçá essa incógnita deixe-nos mais angustiados, levando-nos, muitas vezes, à falta de ar, que, corriqueiramente, manifestamos com a expressão definida como coração apertado. Então, começamos uma busca por algo que desconhecemos. Uma busca do mistério que conduziu nossa mente a despertar um sentimento desagradável em nosso espírito.
Então, ficamos apreensivos de que isso não termine, ou torne-se algo mais sério como a depressão. Contudo, quando menos esperamos, olhamos para o lado e quando voltamos a olhar em frente, passou. Aquilo que nos desacomodava, e, portanto, muitas vezes, irritava-nos pela impotência de uma busca sem fim, esvai-se da mesma forma com que surgiu. Sem um motivo aparente (claro que diversas vezes conhecemos o motivo de nossa angústia) e ficamos sem saber o que aconteceu, o que se desacomodou em nós para que nos sentíssemos dessa forma.
Portanto, a angústia como sentimento que causa ansiedade, por falta ou medo de algo que não temos a completa certeza do que é, pode-se, simplesmente, dizer que é terrivelmente angustiante.

Nenhum comentário: