terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Evolução?

Não entendo como podemos dizer que somos mais "evoluídos" que outras sociedades, pois estamos "progredindo" de forma mais rápida do que nunca. Não entendo esses termos. Não tenho capacidade para perceber a teleologia da existência, porque se vamos indo para frente, chegaremos a um determinado fim.
Somos mais evoluídos que as pessoas do século XVIII porque temos carros, celulares, internet, aceleradores de partícula, etc.? Somos menos evoluídos que os habitantes do futuro porque não temos uma gama de inventos que estão a esperar que se os descubra? Não entendo!
Realmente não entendo. Pois, há dez anos eu não sentia falta da internet, há quinze não sentia falta do computador e há menos tempo ainda não sentia falta de aparelhos de telefonia celular e conseguimos sobreviver. Ninguém sente falta do que não há, ou melhor do que não se sabe que há. Vemos casos de celulares que salvaram pessoas em situações de urgência, mas vemos também as baterias de celulares acumulando-se e danificando ainda mais o nosso meio ambiente. Vemos computadores que aproximam pessoas de diferentes partes do mundo, mas também vemos as pessoas cada vez mais isoladas do mundo real e vivendo sua realidade na virtualidade cibernética da web. Vemos pessoas que têm acesso a mais informação e pessoas matando outras pelo simples fato de matar. É realmente incrível como evoluímos.
Como eram atrasados aqueles índios que não conheciam carros e aviões e viviam em sociedades igualitárias nas quais o roubo era um vocábulo inexistente. Como eram atrasados os gregos antigos que ficavam sem trabalhar para evoluir, simplesmente pensando na existência do ser e o seu porquê. Irônico, não?
Somente espero que não sigamos progredindo nesta velocidade abrumadora, porque dessa forma chegaremos muito rapidamente ao fim.

Nenhum comentário: