terça-feira, 8 de setembro de 2009

Mistério

O porquê não o sabemos, mas simplesmente é assim. Assim como? Também não o sabemos. A existência está cheia de mistéros, Fernando Pessoa foi atormentado por eles e assim os transfigurou em sua poesia, mas esses mistérios não estão postos para serem resolvidos, senão para estarem aí, para que busquemos sua elucidação sem êxito, pois não pode haver êxito, o mistério da existência é indecifrável, ele está aí sem razão de ser, e, talvez, como afirmava o poeta citado "o único mistério é não haver mistério nenhum".
Às vezes procuramos obter, através de meios supra-humanos, a razão da existência. A existência basta-se, ela é apenas ela, com um ponto de partida e um de chegada, o que há entre esses pontos costumamos chamar vida. Contudo, é-nos aterrador, insuficiente e, talvez, trágico pensar que o ponto de partida é um mero ponto de partida, e o de chegada não é nada mais do que isso.
A existência é o resultado de nossas escolhas. Somos seres psicologicamente, sociologicamente atrelados. O psicológico tenciona nossas escolhas, o sociológico também as tenciona, e na tensão de ambas as tenções vamos forjando-nos o que somos. Mas somos isto: o resultado da psiqué e do que observamos no exterior. Somos, portanto, cultural e psicologicamente formados.
Que Deus está morto, sabemos desde a época de Nietzsche, contudo, custa-nos acreditar em tal fato. Todas as despedidas são dolorosas, imagine-se a do ser que viveu milhares de anos. Os paradigmas são assaz fortes. Provavelmente, a resposta de tudo, a que não há, a que, apenas, almeja-se, esteja mais próxima das pessoas simples, que muitas vez julgamos de antemão, mas sabem viver e percebem que o mistério é ser feliz. Sim, procurarmos o prazer imediato dá-nos mais prazer que a busca do mistério que ao cabo de tudo seria a felicidade plena. Contudo, para quem já se imiscuiu nas perguntas do mistério inexistente não há mais salvação. Seguiremos com as perguntas atrás das respostas utópicas. Então, acabemos com o bordão de Chicó: "Não sei, só sei que foi assim."

Um comentário:

uma poetinha... disse...

"Não sei, só sei que foi assim"...rs
um toque de sarcasmo.
muito bom...