quarta-feira, 13 de maio de 2009

Razão/emoção

O ser é governado pela razão e pela emoção. Não existe época, nem pessoa que seja somente racional ou sentimental, porém o que há é a predominância de um sobre o outro. Impossível enunciar que devemos agir racionalmente diante de algumas circunstâncias, pois a própria escolha da racionalidade está impregnada de emoção. Isto é, a lógica que faz escolher algo e rejeitar o imenso leque de possibilidades que é obliterado não é realmente lógica. Esta, apenas existe depois, quando refazemos o já construído ou pensamos acerca dele, porém tudo que fazemos automaticamente está envolto em uma capa de emoções.
Pode-se discordar ou somar-se a está idéia, contudo a primeira opção a ser tomada será assaz mais emocional que racional, porque o que nos faz voltar atrás é a racionalidade, haja vista que a emoção faz-nos ir para frente. E a primeira escolha, essa efêmera e inapreesível ecolha é a que fazemos com maior grau de emoção do que de razão.
Portanto, razão e emoção deveriam ser pensadas como razão/emoção-emoção/razão. Talvez essa seja a escolha certa, e não atribuir a tudo a razão pura e simples.

Nenhum comentário: