sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Sujeitos elétricos

É incrível a necessidade criada por objetos há pouco inexistentes. Lembro-me de que há dez anos pouquíssimos tinham celulares, outro número reduzido de pessoas tinha computadores e menos ainda acesso à internet. De uns anos para cá, essas inovações popularizaram-se e atraíram o foco das comunicações, da produção e da diversão.
Quando contamos a um adolescente uma história passada conosco quando tínhamos a sua idade, surgem questões como: por que não ligamos para o celular? Por que não deixamos um recado pelo Orkut? É-lhes difícil compreender a vida sem essas tecnologias (obviamente que nos referimos a pessoas com condições materiais para usufruir de esses objetos, haja vista, diferentemente, do que muitos pensam, esses meios de comunicação não existem, senão em desejo, para grandíssimo número de pessoas). A questão interessante é que, embora hajamos vivido a maior parte de nossas vidas sem essas tecnologias, hoje, estamos tão dependentes de si que nos encontramos sem saber o que fazer quando, por algum motivo, vemo-nos privados delas. Um celular sem sinal cria-nos a angústia da incomunicabilidade em um caso de emergência, e a nossa vida é um constante caso de emergência. Sem internet ou computador, não poderemos realizar as tarefas, a nós, designadas, perderemos prazos, deixaremos trabalhos inconclusos.
O apagão e os sucessivos apaguinhos, que não atingiram a região onde moro, fizeram as pessoas brincar de séc. XIX, porém automotorizados, por algumas horas, mesmo que, diferentemente, dos sujeitos do século retrasado, soubessem do que estavam a ser privadas. Praticamente, tudo depende da energia elétrica, inclusive nosso comportamento. Não temos condições de executar tarefas de largo porte na ausência da eletricidade. Somos sujeitos que atravessamos a noite como se fosse dia, pois sem a luz do sol, temos a luz da lâmpada. Armazenamos alimentos perecíveis em nossas geladeiras, informamo-nos com a TV, o radia e a internet; divulgamos o que desejamos através desses meios também. Enfim, somos sujeitos elétricos. Sem luz, perdemos, em um primeiro momento, o entretenimento, depois a vida. Assim, que alternativa apontaríamos para comportarmo-nos se nos tirassem essas tecnologias?
Duvidamos que as pessoas leiam à luz de velas, que construam edificações sem energia. Enfim, duvidamos que as pessoas conversem sem basear-se no que lhes é fornecido pelos meios de comunicação. Então, façamos uma reflexão: com energia elétrica, mas sem PC’s, TV’a, rádios, celulares. Nessa situação, nosso comportamento mudaria drasticamente. Começaríamos a ter opiniões “mais próprias”, pois, na ausência da infinidade de informações que nos despejam a cada minuto, teríamos de fazer um exame atento da sobre a vida e nossas posições acerca do que nos rodeia. Debateríamos com argumentos. A moda seria feita por cada um de nós. Os ídolos seriam de outro tipo. Ou tudo seguiria semelhante, porque surgiriam outras formas de massificação do pensamento, inclusive, os jornais poderiam voltar a ter a importância que tiveram outrora. Mas seriam enormes, pois necessitariam de explicar tudo minuciosamente e portarem grande quantidade de gravuras.
Portanto, não há saída. Sempre, criar-se-iam novas alternativas para que a hegemonia se mantivesse. Somos sujeitos elétricos e massificados. Os meios pelos quais somos produzidos têm a grande capacidade de reinventar-se. Mas, paremos um pouco e pensemos sobre a nossa real dependência das coisas. Ser-nos-á tão dificultoso readaptar-nos a uma vida sem tantos instrumentos? Talvez, sim. Pois não vivemos, mas somos vividos.

5 comentários:

Desmanche de Celebridades disse...

Olá,
Somos o Desmanche de Celebridades.
Um blog que apesar de ter nome de site de fofocas,hahahaha,apresenta uma proposta bastante diferente disso. Na verdade a palavra desmanche vem representar a tentativa de desconstrução daquilo que julgamos digno de crítica.
Chegamos até aqui no intuito de divulgarmos o nosso trabalho, pois acreditamos que discutir temas relevantes para nossa sociedade é fundamental.
Temos pesquisado e selecionado blogs muito bons, com pessoas dispostas a discutir e debater problemáticas variadas com a gente.
Prometo voltar em breve para ler e opinar a respeito dos seus textos, como sempre faço nos blogs que sigo.

Abraços.

Rodrigo Bentancurt disse...

Sejas bem-vindo. Vou ao teu blog para conhecê-lo. E desejo que opines à vontade neste espaço.

Paula Figueiredo disse...

Olá Rodrigo!
Interessante o seu ponto... Me fez pensar sobre "Ensaio sobre a Cegueira" do Saramago. Com tanta informação acabamos cegos e carentes do sentido que uma vida simples poderia proporcionar.
Eu costumava frequentar um lugarejo no sul da Bahia em que não havia eletricidade... Passava meus verões lá e tudo era tão mágico, magnético, mundo parelelo. Era místico estar ali. Hoje a eletricidade chegou e o lugar se perdeu no tempo...
Continuo buscando esse lugar vazio, para estar só, olhando pra dentro.
O lugar em que essa minha eletricidade de acalma e eu posso simplesmente ser. Lugar raro e precioso. Lugar meu. Seu texto em trouxe esse resgate. Obrigada!
Abraços!

Rodrigo Bentancurt disse...

Que bom que gostaste, Paula. A busca desse lugar, sempre será busca, porque se o encontrarmos um dia, que mais teríamos para fazer na vida?
Eu estou escrevendo um texto sobre isso, então resolvi postar algo relacionado.
Abraço

Desmanche de Celebridades disse...

Quanto mais o superficial se torna essencial sem ao menos percebermos, mais somos manipulados e massificados.
Como diria Adorno, o Esclarecimento, a tecnica e a racionalidade, não passam de mistificação das massas. Nem de longe libertam o ser humano.

Abraços.