terça-feira, 17 de novembro de 2009

Rir da vida

Ver os olhos que nos vêem, quer na frente do espelho, quer nas pupilas dos outros. Encararmo-nos, alguns segundos, e ter de desviar o olhar, pois nos conhecemos bem, ou, pelo menos, melhor que os outros nos conhecem. Saber que temos os defeitos que criticamos nos outros, saber que somos piores do que nos mostramos, saber que isso é a vida, e se não fosse assim, não seria vida. Contudo, será que isso, realmente, é vida ou são pessoas somente? Bem, são as pessoas que organizam o mundo tal qual é, pensado, racionalizado, com suas hierarquias de valores, logo é a vida.
Então, para que ser tão rabugento e pessimista (ou realista), se somos nós que fazemos a vida. Nós que envolvemos e somos envolvidos, nós que despertamos a cobiça e carregamos a ambição, nós que conhecemos tudo quanto conhecemos e não conhecemos nada que não sabemos. Podemos fazer um mundo muito melhor se, para cada um de nós e apenas para cada um de nós, desviarmos o olhar do que nos desagrada, fixarmo-lo no que nos satisfaz. Entretanto, seríamos mais felizes se assim o fizéssemos, sabendo que o estamos fazendo? Isto é, podemos viver felizes e contentes em um sonho pueril, se acreditarmos, de fato, que somos felizes e vivemos em um sonho puerial, mas quando percebemos (não desejo que pareça ser essa a única verdade) que tudo está errado, que tudo é como é, não, simplesmente, porque é assim, senão por uma série de razões e finalidades, então não poderemos seguir desviando o olhar. Nessa senda, se virmos o mundo belo, ele será belo, mas grotesco se assim o contemplarmos. Agora, imaginemos que se temos de desviar o olhar quando nos vemos, o que faremos com o mundo composto por bilhões de olhares desviados?
Mas há um consolo, sempre há um consolo. Refugiemo-nos na ficção factual. Sim, passemos a ignorar o que nos deixa tristes, ou sobrepor os momentos felizes aos do cotidiano. Isso tudo durará alguns segundos, mas na memória durará infinitamente, pois a outra solução é acabar. e essa não é solução. Além do mais, há quem goste das tristezas e de perceber a vida vazia, sem sentido, sem porquê, e vivê-la, sim, porque não viver é fechar os olhos para tudo e desviar os olhos da verdade, de nós mesmos, é perder a opostunidade de desviar os olhos no espelho, e isso sem seria imiscuir-se, definitivamente, na hipocrisia. Se as coisas são como são, como motivo ou não, azar! Apenas, aproveitemo-las. Pois, se a vida ri de nós, riamos dela, ao menos em alguns momentos, de resto, soframos com ela.

4 comentários:

Fyllos disse...

Vim te ler e ver sua foto!!
Saudade mil de ti :)
Beijos

Unknown disse...

Bom Carlos Rodrigo!!! como ja to meio bebada escrevo pra ti... d antemao desculpe os erros d orto... mas assim... creio q a felicidade é dividida... felicidade com a flia... com o amor... com as amizades... enfim... sou uma pessoa q ri d tudo... e deboxo ainda mais... inclusive d minha propria desgrassa (detalhe.. acabei de leva um toco jajajajaj)... acho q curtir a tristeza nao qr dizer vive-la.. mas sim... entende-la... ahh sei lá... levei um fora mesmo... mas acredito... q viver intensamente e rir de tudo nao é desespero.... mas torna as coisas menos complicadas... eu por exemplo... levei um fora d um "taxista"... choro... mas rio... nem eles me qrem... buáááááááááá... um dia eu acho a felicidade... nao dxo d ser feliz.. sabe pq?? pq tenho riso facil... lembra?? ahh to bebada... foda-se o mundo... vamos rir... pq amar ta dificil... transar ta pior ainda... e chorar causa rugas!!! bjus
te adorooooooooooooooooooo

Simplesmente Outono disse...

Procuro por alguma leitura. Não sei exatamente o que virá pela frente. Talvez algo que remeta ao amor, filhos, decepções, amigos, dores, sorrisos, verdades, enfim quero linhas que me prendam.
Ainda bem que existem páginas como a sua que nos levam até o final sem sequer sentirmos. O melhor é ainda permanecer na ânsia de querer ler mais e mais. Obrigada pelo tamanho bem estar causado e lindamente sentido ao te ler.
Minhas folhas secas na certeza de que voltarei mais vezes. Linkarei para que assim fique mais fácil o meu retorno.

JE disse...

OIIIIII

Cara seu blog e um maximo!

parabens

Vizite meu blog

bjos