quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Livramento um ano depois

Há aproximadamente um ano, publicou-se neste espaço um denúncia, um apelo, um desabafo sobre o descaso das autoridades locais com a minha cidade natal: ttp://pensamentofascinante.blogspot.com/2009/12/faroeste-gaucho.html . E nesse um ano muita coisa mudou, então venho aqui para...desabafar, denunciar, notificar que essa mudança foi para pior.A situação de descaso mudou? Sim, está bem maior.
Ano passado, com a recusa de aumento de salários dos lixeiros por parte da prefeitura municipal, houve a greve daqueles trabalhadores, deixando a olhos vistos a sujeira da cidade. Neste final de ano, o problema é outro, pois o problema é os problemas. Falta de respeito, falta de planejamento, falta de autoridade, falta de concorrência e represálias com os que se opõem à situação de desatenção com a cidade, e cada uma dessas situações incômodas interrelacionam-se, gerando uma grave crise na cidade. 
A companhia de energia elétrica resolve trazer benefícios para cidade, realizando a troca dos postes de iluminação pública. Que maravilha! Não fosse a data, a semana entre Natal e Réveillon. A cidade está cheia de pessoas, a maioria é gente daqui que mora fora, as geladeiras estão cheias também, o calor insuportável, logo ótima data para que fiquemos as tardes inteiras sem energia elétrica, grande planejamento. Muitos podem pensar, não se pode nem desfrutar dessa água gelada deliciosa que escorre pelas torneiras proveniente do aqüífero Guarani. Contudo, aqui o problema é outro, pois também, por algum problema, há um corte no abastecimento de água. Pensei na hora em ligar para alguém para contar esse fato, em publicar esta denúncia na hora do acontecimento, no entanto, a única companhia de telefonia fixa que opera na cidade, aqui o monopólio impera, estava realizando a manutenção das linhas, justamente nessa data, e não havia nem telefone, nem internet. Então, não tínhamos água, luz nem telefone, foi para brincar de século XIX, claro que com o calor que todas tecnologias geraram devido ao impacto da mudança que transforma o clima diariamente. Além de tudo isso, a prefeitura viu-se no direito de subir as tarifas do serviço de água. A boa notícia seria que um vereador mudou seu voto, graças a pressão popular, ao que tudo indica, e votou contra o aumento, dando a vitória à oposição e rejeitando a suba na tarifa. Entretanto, o vereador, logo após o voto, ainda na câmara de vereadores, foi avisado que um veículo do departamento de água e esgoto do município, o DAE, havia dirigido-se à sua casa e cortado o fornecimento de água na casa do político. Uma represália que mostra Livramento cada vez mais próxima ao Faroeste do pampa.
Portanto, diante de tamanho descaso e falta de respeito, parece que não basta às autoridades locais expulsarem os filhos da terra pela falta de perspectivas que a cidade apresenta,haja vista que a população nos últimos 10 anos diminui de 90849 habitantes para 81964 (segundo os dados do IBGE) também parecem não mostrar a mínima vontade que essas pessoas voltem para visitar seus familiares, rever seus amigos e lugares de sua infância e adolescência. "Livramento, ame-a ou deixe-a"! 

2 comentários:

Carmen Maria Mendina disse...

Realmente,a situação é apavorante.Considero de extrema importância tudo que falaste nesse breve mas verdadeiro trecho,para que ocorram reações são necessárias ações,como está que tomaste!

Grandes palavras,parabéns!

Rodrigo Bentancurt disse...

Fico muito feliz que tenhas concordado, Carmen.
Obrigado e seja bem-vinda!
Abração.