terça-feira, 5 de abril de 2011

Para que serve?

Discute-se muito a pertinência do estudo das Humanas na escola em geral e, em particular, da Literatura. Acho essa discussão extremamente plausível e com uma resposta bastante óbvia: não se devem estudar essas matérias na escola.
Calma, não se assuste, não sou um reacionário utilitarista até o último ponto, pelo contrário. A questão é dada de maneira simples, para que serve estudar Literatura? Para nada. Não serve para absolutamente nada dentro do modelo escolar que temos. Quando os meninos e as meninas vão à escola, fazem-no com um objetivo claro, melhorar de vida, ascender socialmente ou manter-se na posição privilegiada, os que nela já se encontram, aprender para ser alguém na vida. Logo, o modelo é utilitarista, pragmático. Raríssimas exceções encontram-se. Pessoas que estudem para crescer como ser humano, para humanizar-se deveras são poucas, pois a lógica de mercado está tão arraigada que nos esquecemos, constantemente, de sermos seres humanos.
Aprender Literatura, ler literatura, é observar o comportamento humano desde o ponto de vista de outrem; é perceber como se capta e se percebe a realidade, transfigurada em objeto estético. Mas a sociedade e, por conseguinte a escola nos seus moldes, não quer seres humanos, senão seres máquinas capazes de produzir a maior quantidade de mercadorias no menor tempo possível sem percalços.
Portanto, quando os alunos nos perguntam para que serve a Literatura, podemos mentir-lhes, dizendo que serve para aprender a como não se deve viver nesta sociedade.

2 comentários:

Paula Figueiredo disse...

Olá Rodrigo,
entendo o seu ponto e vista... Há uma professora que eu tive de Teoria Literária que dizia que dar aula em faculdade era chato, pois era como dar pérolas aos porcos. Mas, eu tenho fé na humanidade, por mais que a parcela dos que irão se humanizar seja pequena, ainda vale a pena. Por todos, por estes. Que a literatura sirva para deixar, pelo menos alguns, mais críticos em relação ao mundo em que vivemos, às expectativas da contemporaneidade e a passagem que a leitura oferece. (Break on through to the other side). Mas atravessar este rio é para poucos. Feliz Páscoa! Obrigada por sua visita! Adorei. :)

E vamos confiar na vida!

Rodrigo Bentancurt disse...

Então, Paula, é complicado trabalhar com ensino médio, tentando mostrar que a Literatura é importante sem ter uma importância pragmática evidente.
Obrigado pela visita.
Um beijo.