sábado, 19 de fevereiro de 2011

Os espanhóis conheciam Descartes


Chego a conclusão que os espanhóis conheceram o francês René Descartes (1596-1650)  muito melhor que os portugueses. Quando se anda por cidades hispânicas, percebe-se a organização urbana desses lugares, quadras, realmente, quadradas, planos arquitetônicos bem distribuídos, ou seja, lugares nos quais as pessoas conseguem andar tranqüilamente mesmo sem conhecê-los. Uma praça central cujos pontos ao redor são a igreja, a administração pública e casarões da época da colonização. Obviamente, o filósofo e matemático francês é posterior à incipiente colonização, embora o período de urbanização das colônias é contemporâneo ao erudito francês. A urbanização cartesiana chega ao cúmulo de na Argentina as áreas cêntricas terem um ponto zero de onde partem todas as demais ruas com numeração crescente de Norte a Sul, de Leste a Oeste, ninguém alfabetizado, por mais esforço que faça, conseguirá perder-se. Já a herança urbanística portuguesa é muito simples, cresça como puder, como der, vão fazendo uma casa atrás da outra e azar, se chover e desabar a defesa civil pede doações. Essa herança foi muito bem internalizada por nós que seguimos com o mesmo plano arquitetônico de nossos centros urbanos.
A questão é que o plano urbano é apenas uma amostra superficial muito visível da desorganização que herdamos, e que os portugueses atribuem aos índios, pois se algo herdamos destes foi a higiene. Assim, somos assistemáticos nos planos escolares, no respeito que dispensamos aos outros, nos pedidos de desculpas que damos por nossas irresponsabilidades. E assim, seguimos sem conhecer Descartes. 

4 comentários:

Anônimo disse...

Texto desafiador, como Administrador, conheço na essência a importância de organização, planejamento e desenvolvimento. Herança portuguesa sim, confunde-se com nosso pior mal, a corrupção. Empresas que aderiram a normas básicas de qualidade, hoje colhem muitos frutos, e veja nosso atraso, o Sistema 5 "S", criado pelos japoneses após a segunda guerra para auxiliar na reconstrução de seu país, hoje, em 2011 é utilizado em empresas brasileiras como algo inovador. Mas meu amigo, ter uma conduta retilínea na vida, seja ela, social, profissional ou sentimental é caminho não certo, mas muito provável para se obter sucesso. Nós crescemos como cidade, como empresa ou ser humanos, mas certamente não estamos prontos pra isso na maioria das vezes, ai acontecem aqueles problemas de desvio de conduta, de erros gerencias e serviços e estruturas públicas totalmente saturadas e falidas.

Abraço.

Adriano Morais

Rodrigo Bentancurt disse...

Tens razao! (Estou em um teclado espanhol).
E para ser sincero, acho que deverias escrever, meu amigo, pois o fazes muito bem.
Pense um tema e façamos algo virtualmente juntos.
Um abraço.

Anônimo disse...

Que seja então, quem sabe algo sobre a famosa batalha entre a razão e a emoção. que achas?

Adriano Morais

Rodrigo Bentancurt disse...

Me parece excelente, Adriano!
Aguardo o texto.
Um abraço.