terça-feira, 15 de março de 2011

Crime e Castigo


A lei da física já dizia que toda a ação provoca uma reação de mesma força e em sentido contrário, pois saibam que a física engana-se, às vezes, e, outras vezes, deixa de ser tão exata quanto pretende. A personagem de Dostoiévski, Raskólhnikov que o diga. Cometeu um crime que se julgava forte o suficiente para arcar com as conseqüências e seu maior castigo não foi a pena na Sibéria, senão a ansiedade, a aflição e a angústia que o transtornaram psicologicamente.
Momentos de ira, diferentemente da personagem acima citada, podem causar o mesmo efeito devastador, acorrentar-nos em sentimentos cujos efeitos são extrema perturbação psicológica, pois, embora sendo perdoados por outrem, não conseguimos perdoar-nos a nós mesmos.
Logo, mais exato que a física foi Dostoiévski, pois o crime leva a um castigo, sim, e a maior de todas as sentenças é o nosso julgamento sobre nós e como começamos a nos vermos enquanto sujeito. Percebemos a crueldade existente em nós e a dificuldade para freá-la. Devemos entender Raskólhnikov e aprender com a Literatura que é a disciplina mais exata no que diz respeito ao ser humano.

4 comentários:

Anônimo disse...

Estou devendo o texto, breve te enviarei.

Precioso, como dormir o sono dos justos? a consciência, a nossa consciência nos controla ao ponto de ferir nosso físico, a perturbação psicológica vira dor, envelhece. Meu amigo, sou da teoria que todo ser humano nasce com o lado mau pronto, nós durante a vida aprendemos o bem, a ser educados, a dividir, a amar, o conhecimento intelectual, a ter fé, enfim, todas características positivas, mas o ódio, a maldade, a agressividade já nascem conosco, nós só aprendemos a controlar, não muito. Embora alguns ainda vivam, muitos já saíram da idade das cavernas.

Abraço!

Adriano Morais

Rodrigo Bentancurt disse...

Pois é, é tudo cultural. Nós nos civilizamos. Contudo, não sei se nascemos bom ou maus, mas não nascemos prontos para o "mundo civilizado" e todos os conceitos que isso carrega, como positivos e negativos.
Um abraço. Espero teu texto.

Nikitis disse...

Não li o livro.Mas a física diz que toda uma ação tem uma reação, e pelo trecho entendi que houve, entretanto não foi iniciativa da sociedade ou de alguém para corrigí-lo mas sim de sua consciência, não deixa de ser uma consequência, a física examina meios materiais, a literatura avalia os códigos de linguagem humano que é psicológico, talvez uma possível prova que tudo está intimamente ligado.

Ps: Adoro o Blog.

Rodrigo Bentancurt disse...

A exatidão da vida é ser extremamente sinuosa. Acho que o castigo seja ela da consciência, seja ele jurídico, geralmente, é desproporcional ao crime, quer fique além, quer aquém. Mas isso é viver.
Obrigado pelo comentário. Sinta-se à vontade e seja bem-vinda.
Abraço.